XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2970-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

JOURNEY DA MARCA LOUIS VUITTON E O SINCRETISMO DE LINGUAGENS

Luciane Adario Biscolla Robic (PUC); Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PUC - SP)

Resumo

O trabalho realiza uma análise do sincretismo de linguagens do filme publicitário da campanha Journey, primeiro filme da marca francesa de luxo Louis Vuitton, tradicional usuária de mídia impressa. Utiliza como base teórica a semiótica greimasiana, por meio de uma revisão bibliográfica dos trabalhos de Oliveira, Médola, Bertrand e Floch. O filme propõe interação e entretenimento aos destinatários. Utiliza recursos de cinema e apresenta uma abordagem que produz efeitos de sentido sentimentais e emocionais. Pautada nos níveis discursivo, narrativo e fundamental do percurso gerativo de sentido, a análise mostra como a marca Louis Vuitton é construída para ser vista como companheira de uma jornada reflexiva profunda de um sujeito que está em busca do auto-conhecimento. Sentido de vida do usuário e sentido da marca são articulados no sentido de Journey.


Palavras-chave:  Louis Vuitton, sincretismo de linguagens, áudio-visual, propaganda
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