XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.2950-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA COMPLEXIDADE PARA A CONCEPÇAO DE AMBIENTES AUDIOVISUAIS INTERATIVOS

Dafne Fonseca Arbex (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

A teoria da complexidade explorada pelo prisma da epistemologia contemporânea aborda os princípios da não linearidade para construção de ambientes audiovisuais interativos com foco na aprendizagem. Desta forma, o presente artigo procura enfatizar o processo de produção de um hipervídeo, a partir dos conceitos da hipermídia e da complexidade, como formas de pensamento que potencializam a aprendizagem autônoma e colaborativa. A tendência contemporânea de velocidade das informações nos leva para um tempo mais complexo, de variadas formas de aquisição do saber. A ciência da complexidade e o conceito de hipermídia se adaptam aos novos tempos e querem lidar com o interativo, o não linear, e os fenômenos auto-organizáveis para a construção de propostas mais inovadoras para a aprendizagem.


Palavras-chave:  Complexidade, Hipermídia, Interatividade, Hipervídeo
਍ഀ