XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.2939-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO ATORES POLÍTICOS: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DA CONFECOM PELA REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO

Jocelaine Josmeri dos Santos (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Neste artigo busca-se compreender os meios de comunicação como atores políticos que usam estratégias de visibilidade e produção de sentido em busca de objetivos pré-definidos. O foco da análise foram os materiais produzidos pela Rede Bandeirantes de Comunicação sobre Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) durante o período de 12 a 21 de dezembro de 2009. Durante a análise verificou-se a valorização recorrente da própria Rede Bandeirantes e crítica aos demais veículos de comunicação. Verifica-se também que em parte do material analisado há a defesa clara das propostas da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), formada pela Rede Bandeirantes de Televisão e Rede TV!. Conclui-se que a cobertura da Confecom feita pela Rede Bandeirantes foi influenciada diretamente por interesses privados e que revelam que os meios de comunicação podem atuar também como atores políticos.


Palavras-chave:  Telejornalismo, Atores Políticos, Cobertura televisiva, Confecom
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