XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2919-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

A COMUNICAÇÃO OROBÓRICA DO STORYTELLING INFORMATIVO E O PROCESSO DE SEMIOSE1.

Adenil Alfeu Domingos (Universidade Julio de Mesquita Filho)

Resumo

Resumo: Todo storytelling tem, em seu nível profundo, uma problemática existencial humana. Modernamente, ele está sendo visto como uma arma de persuasão capaz de formar pensamentos no Outro. Para Salmom (2008), o storytelling é voltado para o marketing, mas, entendemos nós, que, na mídia, até uma notícia é produto persuasivo e objeto à venda. O storytelling informativo está, hoje, tanto no meio digital, online driven, como na mídia off-line supported (rádio, tv, jornal) como objeto de persuasão. Entre o storytelling narrado no cotidiano em simples diálogos e essas mídias passou a existir uma intensa interação em termos de retroalimentação entre todos. Hoje, até os storytelling produzidos para o online driven alimentam as mídias offline e os storytelling do cotidiano. É o que demonstraremos neste artigo.


Palavras-chave:  semiótica, comunicação, storytelling, mídia, notícia
਍ഀ