XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2911-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

EU QUERO !!! UM ESTUDO SOBRE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CONSUMO INFANTIL.

Saraí Patrícia Schmidt (UNIVERSIDADE FEEVALE)

Resumo

A relação entre comunicação, educação e consumo infantil é o foco principal deste trabalho. No delineamento da metodologia partiu-se da análise de dois conjuntos de anúncios publicitários onde a infância está representada: o primeiro voltado para o público infantil e o segundo voltado para o público adulto. A partir dos estudos de Zygmunt Bauman, desenvolvo análises que colocam em relevo a estreita relação entre a cultura infantil e o consumo. O estudo contempla a análise de oficinas de Mídia e Educação desenvolvidas no projeto de extensão Nosso Bairro em Pauta e sua intervenção na escola pública discutindo a pedagogia da mídia. O estudo analisa como relações de poder forjadas e operantes na arena cultural vão consolidando e legitimando concepções de infância e produzindo identidades.


Palavras-chave:  comunicação, consumo, educação, criança, cultura
਍ഀ