XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2892-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

SENSACIONALISMO: UMA REVISÃO CONCEITUAL ATRAVÉS DAS TEORIAS DE DANILO ANGRIMANI, LÍGIA LANA, MÁRCIA FRANZ AMARAL E ROSA NÍVEA PEDROSO

Anamaíra Pereira Spaggiari Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Sensacionalismo é um conceito paradoxal: tanto é utilizado para criticar, quanto tem garantido elevado nível de audiência aos meios de comunicação. Os estudos de Márcia Fraz Amaral, Lígia Lana, Rosa Nívea Pedroso e Danilo Angrimani contribuem para entender o significado do termo e revelam como o sensacionalismo é perpassado por definições valorativas que, na maioria das vezes, detém-se ao caráter mercadológico, padronizado e da alta cultura do jornalismo.


Palavras-chave:  Sensacionalismo, Rosa Nívea Pedroso, Danilo Angrimani, Márcia Franz Amaral, Lígia Lana
਍ഀ