XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT3-CO.2879-1


DT3: DT 3 - RP e Comunicação Organizacional

QUANDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ENCONTRA O JORNALISMO: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA DOS PROCESSOS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

Basilio Alberto Sartor (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O artigo apresenta reflexão sobre os processos de assessoria de imprensa na perspectiva do interacionismo simbólico. Ao compreender a atividade como resultante das interações/relações entre fontes assessoradas, assessores de imprensa e jornalistas da mídia, indica que conceitos relacionados à comunicação organizacional (visibilidade, processos identificatórios, imagem-conceito) e noções correlatas à produção jornalística (meta-acontecimento, noticiabilidade e agendamento) são igualmente pertinentes para o estudo da assessoria de imprensa. Nesse sentido, propõe que o caráter específico da atividade reside na combinação de algumas características e conhecimentos próprios tanto das áreas de comunicação organizacional/relações públicas quanto do jornalismo.


Palavras-chave:  comunicação, interacionismo simbólico, comunicação organizacional, ~relações públicas, assessoria de imprensa
਍ഀ