XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2833-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A COBERTURA DE VEJA SOBRE OS PRESIDENCIÁVEIS DILMA ROUSSEFF E JOSÉ SERRA: A PERSONALIZAÇÃO COMO CHAVE DE ENQUADRAMENTO਍ഀ

Lívia Cristina de Souza Machado (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e comparar as coberturas sobre os candidatos à presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na revista Veja. Efetiva-se uma análise de conteúdo – com elementos quantitativos e qualitativos – dos enquadramentos jornalísticos dados pela publicação nas duas primeiras edições de 2010 cujas matérias de capa foram sobre os então pré-candidatos, buscando-se apontar elementos neutros, positivos ou negativos associados a eles e a seus partidos. Parte-se do pressuposto de que a política contemporânea opera um processo de personalização da disputa, em que se valoriza mais a figura do candidato em detrimento do partido, e que a mídia tem papel central nesse processo.


Palavras-chave:  jornalismo, personalização, Veja, Dilma, Serra
਍ഀ