XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.2830-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

MÚSICA PARAENSE NO PALCO: O PERCURSO DO TECNOBREGA A PARTIR DA ABORDAGEM DO PROGRAMA CENTRAL DA PERIFERIA

Moisés Taate Alves Sarraf (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Julho de 2002. Verão Amazônico. Belém vive a explosão de um ritmo que chegou repentinamente e recriou a maneira de se fazer música: o tecnobrega. A repercussão do ritmo e seus desdobramentos sócio-econômicos foram tamanhos que o programa Central da Periferia, da Rede Globo, apresentou para todo o Brasil e para o exterior o que consistia aquele ritmo. O programa mostrou todas as influências musicais do tecnobrega e suas maneiras de se autodivulgar, fazer mega eventos e levar lazer à periferia, sendo produzido dentro da própria. Este artigo busca explicar a abordagem midiática do Central da Periferia em relação ao tecnobrega, mostrando a sua história e o processo de hibridização cultural que se estabeleceu para a constituição do ritmo que, hoje, inegavelmente, faz parte da cultura de Belém e do Pará.


Palavras-chave:  tecnobrega, Central da Periferia, hibridização cultural, Contemporaneidade
਍ഀ