XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.2778-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

PUBLICIDADE: CENÁRIOS DA EMERGÊNCIA DE UM FENÔMENO

Rosana Nantes Pavarino (Universidade Católica de Brasília); Luis Claúdio Martino (Universidade de Brasília)

Resumo

Os termos propaganda e publicidade têm sido empregados ora como sinônimo, ora para designar diferentes processos de comunicação. Para aqueles que fazem a distinção, o primeiro termo designa fenômenos ligados à Religião, ao Estado e fundamentalmente está ligado à difusão de ideologias. Já o termo publicidade designa os fenômenos ligados ao uso comercial, técnicas de venda e comércio em geral. O presente artigo analisa este impasse sobre a definição destes termos e procura situar historicamente a origem destes processos. Para isto procura situá-los em um quadro de referências onde se dá a emergência destas práticas como também de outras atividades comunicacionais.


Palavras-chave:  publicidade, propaganda, história
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