XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.2766-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

A INTERAÇÃO ENTRE JORNALISTAS BLOGUEIROS E O PÚBLICO INTERNAUTA

Cristiane Lindemann (Unviersidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O artigo parte da hipótese de que os blogs oferecem recursos para enriquecer a interação entre emissores e receptores. O interesse recai especificamente sobre jornalistas que possuem blogs, buscando-se verificar como eles se relacionam com o internauta. Uma pesquisa com 38 blogueiros e jornalistas do grupo RBS mostra que 92%, além de blogar, também atuam em outras mídias e, destes, 50% sentem mais proximidade com o público do blog do que com o público destas outras mídias; 92% consideram o blog um espaço para debate/conversação; 89% afirmam que há casos em que comentários do público pautam seus posts; 97% dizem ler os comentários e 74% os respondem. Em contrapartida, 95% dos entrevistados moderam o fluxo de comentários – o que representa um paradoxo com o potencial interativo dos blogs.


Palavras-chave:  jornalistas, jornalistas do grupo RBS, blogueiros do grupo RBS, blogs, interação
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