XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2762-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

RÁDIO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS USOS DA INTERATIVIDADE E DA MEMÓRIA NAS EMISSORAS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLITANA

Gabriella Yasmin Bellé (Universidade Federal de Santa Maria); Debora Cristina Lopez (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O presente trabalho visa analisar como o avanço tecnológico aliado a comunicação molda uma nova perspectiva no jornalismo, em especial, no rádio. Nossos objetos de análise são 32 rádios da Grande Porto Alegre e seus respectivos sites, conseguidos através de um mapeamento da região. Optou-se pela análise dos sites, pois, atualmente, muitas emissoras usam-nos como forma de aumentar o seu alcance e expandir o seu conteúdo, o que se torna uma ferramenta fundamental nesse processo evolutivo através do uso da Internet. Em uma etapa sequente, foi realizada a tabulação de dados, com o preenchimento de tabelas a fim de verificar os principais pontos em comum desses sites. Foram encontradas características como hipertextualidade, multimidialidade, convergência, personalização, instantaneidade etc. Porém, concluímos que as mais presentes são interatividade e memória, enfatizadas ao longo do texto.


Palavras-chave:  Rádio, Site, Internet, Interatividade, Memória
਍ഀ