XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2760-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A "MARCA AMAZÔNIA" COMO IMPULSORA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Renata Nazaré Machado Tárrio dos Santos (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Este trabalho demonstra a “marca Amazônia” enquanto promessa administrativa que agrega uma valor mercadológico a um grande número de produtos e serviços , produzida a partir de uma dicotomia entre uma Amazônia real e uma Amazônia simbólica produzida com o objetivo de desenvolver o mercado regional, não deixando que grandes empresas, muitas delas sem qualquer vínculo com a região, atraiam grandes volumes de dinheiro em função de sua marca. Neste caso, a marca Amazônia é oferecida na perspectiva da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável como instrumentos da estratégia de marketing ordenado a partir do marketing societal, cujo ponto essencial de comercialização está no imperativo ecológico, este que, por sua vez, passou a ser uma das formas de ordenar a racionalidade econômica no sistema de capital, através de um modelo que usa estes instrumentos como fatores de concorrência.


Palavras-chave:  marca Amazônia, desenvolvimento local, marketing ambiental
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