XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2745-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

ANTENADOS: A EXPERIÊNCIA DO RÁDIO PRODUZIDO NA UNIVERSIDADE E LEVADO ATÉ A COMUNIDADE਍ഀ

Aliete do Prado Martins (Universidade federal de Santa Maria)

Resumo

O projeto Antenados produz dois programas radiofônicos veiculados com frequência semanal em uma emissora de alcance regional e outra de alcance local. O programa “Informativo Cesnors” apresenta assuntos relativos ao centro universitário, sendo voltado para informações de utilidade pública, exposição de atividades e aproximação com a comunidade. Já o programa “Pessoa Cesnors” volta-se a uma entrevista longa (30 minutos) das pessoas que fazem parte da comunidade universitária, abordando desde aspectos pessoais até profissionais e acadêmicos, criando um elo de ligação de modo particular e pessoal entre o centro universitário e a comunidade que o abriga. O projeto Antenados trata-se de um mecanismo de comunicação entre o ambiente acadêmico e a comunidade que o acolhe, reproduzindo em ambiente experimental as rotinas de produção e os desafios do dia-a-dia de programas radiofônico reais.


Palavras-chave:  radiojornalismo, comunidade, universidade, experimental, radio
਍ഀ