XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.2715-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

FORA DO EIXO. FORMAÇÃO DE PÚBLICO NA INTERNET E CONFLITOS ENTRE NANOS E POPS STARS.

Paula Falcão de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

A queda mundial nas vendas de discos, seguida de perto pelo aumento progressivo no número de downloads de músicas, é uma evidência de que a indústria fonográfica convencional está em colapso – e também de que a rede tem papel fundamental nesse novo ecossistema cultural que se fortalece a cada dia. A internet permite que os artistas ignorados pelo mercado fonográfico tradicional se articulem a fim de conquistar o reconhecimento de seu trabalho. Para compreender o real papel da web nesta mobilização, é preciso entender como se dá a formação de público na rede, como funciona a lógica da colaboração e quais as características das relações dos artistas com seus fãs e dos artistas entre si no mundo online. Para isso, foram analisados 30 perfis de Twitter – 15 pop star e 15 nano star, com foco especial em três artistas independentes.


Palavras-chave:  internet, formação de público, música livre, download, memória coletiva
਍ഀ