XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-TV.2710-1


DT: DT 4 - Televisão e Vídeo

GLEE: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUJEITOS

Fernanda Elouise Budag (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Em síntese, partimos de consumo, sujeito e cultura da mídia enquanto três eixos analíticos – cada um apoiado em um autor central, respectivamente, McCracken, Sibilia e Kellner – para, posteriormente, pensarmos sobre um produto midiático. Nossa proposta é desenhar um curto panorama histórico do consumo e contextualizar questões de subjetividade e identidade, a fim de chegarmos a um cenário de cultura da mídia em que somos capazes de tecer apontamentos – mesmo que iniciais – acerca de elementos que compõem Glee, uma série de televisão dos Estados Unidos que faz sucesso no Brasil com transmissão pelo canal pago FOX e que tem conquistado o envolvimento de jovens sujeitos-receptores-consumidores brasileiros.


Palavras-chave:  comunicação, consumo, sujeito
਍ഀ