XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2708-1


DT2: DT 2 - GP Propaganda Pólitica

GOVERNANDO COM A MÍDIA਍ഀ A PROPAGANDA POLÍTICA EM ALTA NO GOVERNO LULA

Paulo Fernando Liedtke (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Este artigo é uma breve retrospectiva do crescimento dos investimentos publicitários na área਍ഀ governamental, fazendo um estudo comparativo focado no primeiro mandato do presidente਍ഀ Lula (2003-2006) em relação ao seu antecessor, demonstrando como o governo federal vem਍ഀ priorizando a mídia paga. Trata-se de um estudo empírico sobre o volume financeiro dedicado਍ഀ à propaganda política no período analisado, percebendo-se um aumento substantivo no਍ഀ volume de investimentos publicitários do Poder Executivo. Comparando com índices do setor਍ഀ privado, o estudo mostra como o Estado vem tornando-se o maior anunciante nacional. A਍ഀ pesquisa elucida as cifras desembolsadas pelo governo Lula nas campanhas publicitárias਍ഀ privilegiando inserções na televisão, especialmente a Rede Globo nos anúncios oficiais.


Palavras-chave:  governo Lula, propaganda política, mercado publicitário, rede globo, mídia
਍ഀ