<HTML><HEAD><TITLE>XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:IJ-DT1.2677-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>IJ: <b>Intercom Júnior - Jornalismo</b><p align=justify><strong>O DESIGN E A COMUNICAÇÃO NA REVISTA MADRUGADA (1926)</strong></p> <p align=justify><b><u>Amanda Jansson Breitsameter </u></b> (<i>Universidade Federal do Rio Grande do Sul</i>); <b>Ana Cláudia Gruszynski </b> (<i>Universidade Federal do Rio Grande do Sul</i>)<br> <br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O seguinte trabalho apresenta pesquisa que avaliou como o projeto gráfico da revista Madrugada <STRONG>- </STRONG>Porto Alegre, RS, Brasil, 1926<STRONG> </STRONG> é representativo do período em que ela surgiu, quando a modernidade vinha se constituindo no país. Para isso, parte-se de um referencial teórico sobre Modernismo, sua repercussão na sociedade e suas consequências no design gráfico, buscando reconhecer seu lugar como parte da cultura material. Após, sistematizam-se seus elementos para estabelecer parâmetros que orientem a análise do corpus: as cinco edições publicadas da revista. Observou-se que Madrugada dá voz a uma classe que ascendia na vida porto-alegrense. Seu projeto gráfico reflete, exprime e corrobora a sociedade e cultura da época.</font></p> <br> <b>Palavras-chave: </b>&nbsp;jornalismo, gêneros, design editorial, Porto Alegre, Madrugada</td> </tr></table></tr></td></table></body></html>