XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2671-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

SHOPPING CENTER: UM ESPAÇO DE LAZER E SOCIALIZAÇÃO PARA O਍ഀ ADOLESCENTE

Patrícia Regina Wypych (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o comportamento e motivos pelos quais os adolescentes freqüentam shopping center partindo das hipóteses de que o adolescente está em uma fase de transição, buscando a convivência social, e a de que o adolescente vai ao shopping center com o intuito de fuga da sua realidade e dos diversos problemas existentes nessa faixa etária. Foram estudadas as influências que a indústria cultural exerce sobre a sociedade do consumo atual, além da realização de uma pesquisa profunda sobre o período da adolescência, desde o seu início até a transição para a vida adulta. Também foi feito um estudo sobre os shopping centers, e as relações que estes estabelecimentos têm com a sociedade, e principalmente, com o adolescente.


Palavras-chave:  Indústria cultural, sociedade de consumo, comportamento do consumidor, shopping center, adolescente
਍ഀ