XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.2651-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO INTERNA, O MARKETING INTERNO E O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTAS PARA O SUCESSO DE UMA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DA MÜLLER ALIMENTOS

Anna Karoline Cavalcante Damião (Centro de Ensino Unificado de Teresina)

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar a importância de três planos de comunicação voltados para o público interno de uma empresa familiar. São eles: Comunicação interna, que é um plano com ações que visão melhorar o relacionamento entre empresa/funcionários, e funcionários/funcionários; Marketing interno, que capacita os funcionários, que são chamados de colaboradores, para melhor atender o cliente final; E o plano de Endomarketing, pois trata o funcionário como cliente interno, com ações de motivação e programas de incentivos, esse plano faz com que o funcionário compre a imagem da empresa em que trabalha. Para melhor ilustrar essas características como fonte de sucesso, foi realizado um estudo de caso de uma empresa familiar que utiliza esses três planos de comunicação como receita para seu sucesso e crescimento.


Palavras-chave:  comunicação interna, marketing interno, endomarketing, empresa familiar
਍ഀ