XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT6.2650-2


PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais

MÍDIA E RELIGIÃO: ENTRE O MUNDO DA FÉ E O DO FIEL

Viviane Borelli (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

A publicação resulta da pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel”, desenvolvida em 2008 e 2009 (Cnpq-Edital Universal 2007) com intuito de mostrar como ocorrem as relações entre os campos midiático e religioso, a partir de teorias do campo da comunicação midiática. Parte-se do pressuposto que as práticas religiosas ocorrem por meio de estratégias que garantem a sua permanência no ‘mercado’ e, para tal, os dispositivos tecno-simbólicos organizam e ligam o mundo do credo com o do fiel. Compreende-se que as ofertas discursivas se efetivam através de processos de midiatização e são mecanismos pelos quais a religião conquista novos públicos e garante sua presença junto aos fiéis. Há uma outra religião que toma forma e se expande pela ingerência e domínio de técnicas e lógicas midiáticas.


Palavras-chave:  Midiatização, religião, campos sociais, dispositivo
਍ഀ