XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-PE.2628-2


DT6: DT 6 – GP Produção Editorial

O JORNALISTA EDITOR DE LIVROS

Renata Carvalho da Costa (Universidade de São Paulo)

Resumo

Este artigo, baseado em parte das discussões e considerações finais da dissertação “A conquista do sagrado – jornalistas como editores de livros” defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP, tem como objetivo analisar a relação estabelecida com o objeto livro por parte de editores oriundos do jornalismo. Foram entrevistados oito editores jornalistas, com curso superior ou anos de experiência no jornalismo. Como contraposição, foram entrevistados três editores não-jornalistas, um formado em editoração, outro em psicologia, e o terceiro em economia. Foram percebidas, em comparação aos editores de outra formação, diferenças na maneira como os jornalistas enxergam o ofício. Em comum a todos estes profissionais jornalistas foi o olhar o livro como um objeto sagrado, algo mais nobre que os veículos jornalísticos.


Palavras-chave:  livro, edição, jornalista, editor
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