XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2610-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

CONSUMO, MARCAS E PUBLICIDADE DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E BELEZA NA VISÃO DOS CONSUMIDORES: EXPLORANDO INSTRUMENTO E UNIDADE DE PESQUISA EMPÍRICA

Patricia Sanae Tanabe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Fárida Monireh Rabuske Kuntz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no Projeto “Fluxo Publicitário” (Etapa I), visa compreender as práticas de consumo de produtos de higiene pessoal e beleza e a apropriação de marcas e publicidade feita pelos consumidores. Temas como publicidade, fluxo publicitário, consumidor e publicitário são discutidos teoricamente. Em termos metodológicos, exploram-se os procedimentos preparatórios para a pesquisa qualitativa a ser realizada através da técnica de entrevista semi-estruturada: desenvolvimento do instrumento de pesquisa, estudo piloto e aprimoramento, definição das unidades de pesquisa (o universo de produtos e o perfil dos informantes). Como resultado parcial, apresenta-se o instrumento de pesquisa (primeira e segunda versão qualificada com técnicas projetivas), unidades de pesquisa e breve análise de dados exploratórios, subsídios para a continuação desta Etapa I e de todo o Projeto.


Palavras-chave:  Publicidade, Consumidor, Publicitário, Produtos de higiene pessoal
਍ഀ