XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2598-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A IMAGEM DA MULHER NA PROPAGANDA DA AVON

Amanda Martins Dias (Faculdade Anhanguera de Jundiai); Celia Maria Cassiano (Faculdade Anhanguera de Jundiai)

Resumo

A imagem feminina transmitida nas propagandas passa por transformações ao longo dos anos. Reflete as conquistas que as mulheres alcançaram na sociedade e as mudanças de hábitos e comportamentos. O objetivo desse trabalho é investigar como a imagem da mulher é construída nas campanhas publicitárias dos folhetos da Avon. São abordados fatores históricos da publicidade destinada às mulheres e suas mudanças através do tempo. No segundo momento é abordada a relação da empresa Avon com suas consumidoras. Como metodologia é proposta uma análise semiótica das imagens baseada no modelo desenvolvido por Joly (2000). O estudo aponta que a Avon criou um discurso publicitário que alia a necessidade de beleza à praticidade da vida moderna e à mobilidade social. ਍ഀ ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  mulher, beleza, propaganda, Avon, análise semiótica
਍ഀ