XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2595-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A MÍDIA E A PUBLICAÇÃO SOBRE SUICÍDIO: ALGUMAS REFLEXÕES

Graziely Martins Moessa (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre publicação de suicídio pela mídia como um mecanismo de apelo discursivo ao retratar a morte. O enfoque deste trabalho é a veiculação de suicídio de jovens publicadas, em Mato Grosso, pelos jornais: Diário de Cuiabá, Mídia News e 24 Horas News. Os elementos de análise foram quatro matérias sobre dois casos de suicídio de jovens, com idades entre 21 e 23 anos, publicadas em 2009 pelos três jornais. A análise baseia-se no código de ética dos jornalistas brasileiros e manuais de orientação para mídia de publicação de suicídio, como a mídia veicula os atos suicidas.


Palavras-chave:  mídia, suicídio, adolescência, jornais cuiabanos
਍ഀ