XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2589-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O CONSUMO E A PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS NO COTIDIANO DOS JOVENS

Fã¡rida Monireh Rabuske Kuntz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Patrícia Sanae Tanabe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este trabalho se propõe a desenvolver ações para a difusão do conhecimento sobre publicidade e consumo através de materiais impressos, especificamente sobre o tema “medicamentos”, dirigido a público-alvo composto por jovens (15-17 anos) de escolas públicas de Porto Alegre/RS. Temas como publicidade, consumo e consumidor são discutidos teoricamente. A metodologia da pesquisa envolve várias etapas (identificação das demandas de informações, elaboração do conteúdo dos materiais, desenvolvimento dos mesmos, viabilização da impressão, ação de lançamento dos materiais junto às escolas e avaliação da eficiência comunicativa da ação) e diferentes técnicas de coleta e análise de dados (entrevista, pesquisa bibliográfica e análise documental). Como resultado, populariza-se o conhecimento sobre o consumo e a publicidade de medicamentos entre os jovens, através de estratégias de comunicação.


Palavras-chave:  publicidade, consumo, jovens, medicamentos
਍ഀ