XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.2576-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

O MITO DE UM NOVO PAÍS - BRASIL NO INTERVALO COMERCIAL਍ഀ

Bianca Leite Dramali (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

O nosso país há tempos não ganha tanta repercussão nacional e internacional. País próspero, renomado, relevante econômica e politicamente no cenário internacional. Analisando o cenário, o que vemos se assemelha a uma campanha publicitária que lança mão da comunicação integrada de marketing, onde assistimos a imagem do Brasil ser propagada através das mais diversas mídias e linguagens. A narrativa do povo brasileiro nos intervalos comerciais constrói o mito de um novo país. A ideia aqui é discutir como essas narrativas que povoam o território da comunicação de massa – tendo como seu principal representante, neste meu recorte, a publicidade – refletem, produzem e exploram a nossa identidade brasileira, a fim de fomentar o consumo de marcas e produtos, e até mesmo da própria imagem do Brasil, que passa a ser produto – tipo exportação – de nossa Indústria Cultural.


Palavras-chave:  Brasil, representação, identidade, mídia de massa, publicidade
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