
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 1 

Sensacionalismo ou Ética? Eis a questão.
1
 

 

Luciene TÓFOLI
2
 

Universidade Federal de Juiz de Fora, MG 

 

RESUMO 

 

Finalmente, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, editado em 2008, coloca o 

sensacionalismo na ordem do dia. Prática histórica, é recorrente na sociedade do 

espetáculo. Cada vez mais presente, muitas vezes ocupa o lugar da própria notícia. 

Nesse artigo, relembramos dois fatos que a Imprensa não pode esquecer: o caso Ibsen 

Pinheiro e o escândalo da Escola Base. Ambos são exemplos do mau jornalismo, da 

falta de Ética e daquilo que não devemos ensinar e nem repetir.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Sensacionalismo; Ética; Jornalismo; Ibsen Pinheiro; Escola 

Base.  

 

O novo Código de Ética dos jornalistas Brasileiros finalmente reconhece a 

existência do sensacionalismo e o coloca na ordem do dia, de forma direta. De acordo 

com o art. 11. “o jornalista não pode divulgar informações [...] de caráter mórbido, 

sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de 

crimes e acidentes”. Entretanto, como fugir à essa prática, arraigada e incentivada pela 

sociedade do espetáculo? Ou seria melhor dizer à própria sociedade? 

Autoridade quando se fala em sensacionalismo no Brasil, Rosa Nívea Pedroso 

(2001, p.122-123) assim define a linguagem do jornal sensacionalista.  

 

[...] valorização da emoção em detrimento da informação; exploração 

do extraordinário e do vulgar, de forma espetacular e desproporcional; 

adequação discursiva ao status semiótico das classes subalternas; 
destaque de elementos insignificantes, ambíguos, supérfluos ou 

sugestivos; subtração de elementos importantes e acréscimo ou 

invenção de palavras ou fatos; valorização de conteúdos ou temáticas 
isoladas, com poucas possibilidades de desdobramento nas edições 

subseqüentes e sem contextualização político-econômico-social-

cultural; discursividade repetitiva, fechada ou centrada em si mesma, 

ambígua, motivada, autoritária, despolitizadora, fragmentária, 
unidirecional, vertical, ambivalente, dissimulada, indefinida, 

substitutiva, deslizante, avaliativa; exposição do oculto mas próximo; 

produção discursiva sempre trágica, erótica, violenta, ridícula, insólita, 
grotesca ou fantástica; [...] 

 

                                                
1 Trabalho apresentado no GP Teorias do Jornalismo do X Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 
evento componente do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
 
2 Jornalista. Mestre em Literatura e Psicanálise pelo CES/JF. Autora do livro Ética no Jornalismo (Vozes, 2008). 
Professora da Faculdade de Comunicação da UFJF (substituta).  
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 2 

 Remetido ao universo do jornalismo, o sensacionalismo é rótulo implacável. 

Danilo Angrimani, que se ocupou durante vários anos do estudo do Jornal NOTÍCIAS 

POPULARES, de São Paulo, por sua linguagem considerada sensacionalista e suas 

diversas implicações, que o diga: 

 

Quando se enclausura um veículo nessa denominação, se faz também 

uma tentativa de colocá-lo à margem, de afastá-lo dos mídias 'sérios'. 
Se um jornal (telejornal, ou radiojornal) é tachado de sensacionalista, 

significa para o público que o meio não atendeu às suas expectativas. 

Na abrangência do seu emprego, sensacionalista é confundido não só 

com qualificativos editoriais como audácia, irreverência, 
questionamento, mas também com imprecisão, erro na apuração, 

distorção, deturpação, editorial agressivo – que são acontecimentos 

isolados e que podem ocorrer dentro de um jornal informativo comum 
(ANGRIMANI, 1994,14).  

  

 Ciro Marcondes Filho, observando a prática sensacionalista, destaca: “Os 

escândalos, sexo e sangue compõem o conteúdo dessa imprensa [...] como as 

mercadorias em geral, interessa ao jornalista de um veículo sensacionalista o lado 

aparente, externo e atraente do fato. Sua essência, seu sentido, sua motivação ou sua 

história estão fora de qualquer cogitação” (MARCONDES FILHO, 1986, p. 15). 

 Mas por quê sensacionalizar ? A questão é histórica.  

Na França, já nos séculos XIV e XV, entre 1560 e 1631, circulavam periódicos 

recheados de sensacionalismo. Segundo Jean-Pierre Seguin, citado por Angrimani 

(1994, p.19), os primeiros jornais franceses- Nouvelles Ordinaires e Gazette de France- 

primavam pelos faits divers, “que agradavam a todos”. Antes desses, haviam surgido 

brochuras, chamadas de occasionnels, “onde predominavam o 'exagero, a falsidade ou 

inverossimilhança [...] imprecisões e inexatidões”. 

 No século XIX, também, na França, jornais populares conhecidos como 

Canards, de apenas uma página, impressos só na frente, com ilustração e texto, e que 

relatavam faits divers criminais, chocantes e fantásticos eram os que faziam mais 

sucesso. Segundo Pierre Horey, na sua análise sobre Canards
2
 du Siècle Passé, os 

canardeiros, como eram conhecidos, usavam de uma estratégia de vendas ancorada no 

marketing moderno e no discurso sensacionalista da atualidade: saíam pelas ruas, com 

autorização do chefe de polícia, esbravejando manchetes com fatos curiosos, 

escabrosos, que chamavam a atenção do público. 

                                                
2
 Canards além de significar pato, significava também "conto absurdo, fato não-verídico, cambalacho e , 

posteriormente, folhetim ilustrado" ( ANGRIMANI, 1994, p.20). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 3 

 É interessante, como ilustração, esses exemplos recolhidos por Angrimani 

(1994, p.20): “Um crime abominável!!! Um homem de 60 anos cortado em pedaços”, 

cujo subtítulo era: Enfiado em uma lata e jogado como ração aos porcos”. Outra 

manchete: “Um crime pavoroso: seis crianças assassinadas por sua mãe”. Mais uma: 

“Um crime sem precedentes!!! Uma mulher queimada viva por seus filhos.” 

 Embora todos esses relatos ocorridos na França, foi nos Estados Unidos que o 

sensacionalismo alcançou o status, com o primeiro jornal editado nessa linha por 

Benjamim Harris : Publick Occurrences. Na sua primeira edição, em 25 de setembro de 

1690, estampa em suas páginas, assinala Angrimani (1994, p. 20), o caos, que é devido 

a uma epidemia de sarampo de atingia Boston. Além disso, é afeito ao “faitdiveriano de 

alcova”
3
. Numa outra matéria, muito provavelmente inventada, segundo Angrimani, 

fala dos abusos e investimentos libidinosos do rei da França sobre a mulher do príncipe, 

o que acaba numa situação constrangedora para a realeza. 

 Mas tal estilo ocuparia lugar definitivo no fazer jornalístico quando, no final do 

século XIX, surgem os periódicos World e Journal, editados por Joseph Pulitzer e 

William Randolph  Hearst.  

 Pulitzer era considerado um inovador. O New York World foi o primeiro jornal a 

utilizar cores, recursos de estilo gráfico que chamavam a atenção, como manchetes em 

letras garrafais e grandes ilustrações. Em 1890, tinha rentabilidade de fazer inveja: um 

lucro líquido de US$ 1,2 milhão, o que jamais fora conseguido por nenhum outro jornal 

do mundo, segundo o próprio Pulitzer.  

 Em 1895, é a vez do milionário Hearst ingressar no mercado do jornalismo, em 

Nova Iorque. Segundo Angrimani, por apenas US$ 180 mil dólares, assumiu o controle 

do Morning Journal. Homem de negócios, disposto ao lucro, Hearst colocou-se como 

concorrente de Pulitzer e briga pela audiência recorrendo justamente ao 

sensacionalismo.  

É dessa época, inclusive, o surgimento do termo imprensa amarela, inspirado 

num dos personagens dos quadrinhos: o Yellow Kid, de Outcault, “um menino 

desdentado, sorridente, orelhudo, vestido com uma camisola de dormir amarela” 

(ANGRIMANI, 1994, p. 21). De pobre figura freqüentadora das tirinhas do domingo, 

Yellow Kid ganhou visibilidade nacional nos Estados Unidos.  

 

                                                
3
 Neologismo criado pela autora que faz menção ao fait divers que diz respeito ao fuxico, à vida particular 

de pessoas públicas ou não.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 4 

[...] quando Hearst passou a dirigir seu jornal, comprou o passe dos 

melhores jornalistas de Pulitzer. Um deles era o próprio Outcault, que 
passou a desenhar o Yellow Kid para o Journal. Mas Pulitzer manteve o 

Yellow Kid também no World, onde passou a ser desenhado por George 

Luks. Os dois usavam posters do Yellow Kid para divulgação. O 
personagem passou a ser um registro simbólico para os críticos do 

estilo sensacionalista de Pulitzer e Hearst. Ervin Wardman, do Press, 

referiu-se em artigo à imprensa amarela 
3
 de Nova York, dando uma 

conotação pejorativa à cor e o termo pegou (ANGRIMANI, 1994, 

p.21).  

 

Há que se notar que os dois jornais, àquela época, alcançavam tiragens 

espantosas: um milhão de exemplares/dia, cada um. Nessa briga pela audiência, alguns 

autores chegam a afirmar que Pulitzer e Hearst não mediam as conseqüências. “[...] 

recorriam a qualquer meio para conseguir aumentar a circulação. Dela dependia, é claro, 

o aumento da publicidade e dos benefícios" (VILLANUEVA, 2002).  

 

Os erros que a Imprensa brasileira não pode esquecer 

 

Em 1898, William Randolph Hearst, dono do poderoso The New York Journal, 

um dos periódicos de maior circulação em Nova Iorque, ligou para seu correspondente 

Frederick Remington, que cobria a Guerra de independência de Cuba da Espanha, para 

saber sobre o naufrágio do encouraçado Main, da Frota de Washington. Remington 

disse que o afundamento foi devido a defeitos e não tinha qualquer relação com a 

guerra. Hearst não se contentou e ordenou ao correspondente: “você manda seus 

desenhos e eu consigo a Guerra”. E assim foi. Os Estados Unidos entraram em guerra 

contra Espanha, derrotaram o país europeu, invadiram Cuba e Porto Rico. 

Esse talvez seja um dos casos mais conhecidos de falta de ética e limites da 

imprensa mundial. Fato que leva o lingüista e filosofo americano Noam Chomsky a 

afirmar: “A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes 

no cérebro.” Mas, infelizmente não é o único, certamente não foi o primeiro e nem será 

o último. Erros, invenções, mentiras, supervalorização, omissão e outras mazelas vão 

                                                
3 No Brasil, o termo mais usual é imprensa marrom, quando se refere à imprensa sensacionalista. Danilo 

Angrimani atribui o fato à uma apropriação do termo francês,  imprimeur marron , que quer dizer 
impressor ilegal, sem licença, que produziam os antigos Canards franceses. "Segundo o 'Dictionnaire des 

Expressions et Locucion Roberts', a origem possível do termo marrom teria sido uma apropriação do 

adjetivo cimarron , que se aplicava na metade do século XVII aos escravos fugidos ou em situação ilegal. 

De acordo com a Enciclopédia Larrouse, trata-se de um adjetivo aplicado a pessoas que exercem uma 

profissão em condição irregular [...]" ( Angrimani, 1994, p.22) . 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 5 

sempre acompanhar par e passo a história do jornalismo, no que Ignacio Ramonet 

classifica com “a era da insegurança informativa”.   

Cada vez más ciudadanos toman conciencia de esos nuevos peligros y se 

muestran muy sensibles respecto de las manipulaciones mediáticas, 

convencidos de que en nuestras sociedades hipermediatizadas, vivimos 
paradójicamente en estado de inseguridad informativa. La información 

prolifera, pero sin ninguna garantía de fiabilidad. Asistimos al triunfo del 

periodismo de especulación y de espectáculo, en detrimento del periodismo de 

información. La puesta en escena (el embalaje) predomina sobre la verificación 
de los hechos (RAMONET, 2005). 

 

Segundo o jornalista, no lugar de se constituir como a última possibilidade de 

defesa contra os excessos derivados da rapidez e do imediatismo, a imprensa tem 

falhado em sua missão e contribuído, muitas vezes, - “em nome de uma concepção 

preguiçosa ou policial do jornalismo de investigação – para desacreditar o que outrora 

se chamava „quarto poder‟” (RAMONET, 2005). Segundo ele, Hubert Beuve-Méry, o 

fundador do Le Monde Diplomatique afirmava sempre: “os fatos são sagrados, a opinião 

é livre”. Entretanto, o que se vê hoje nos meios de comunicação parece ser o contrário: 

os editorialistas consideram as suas opiniões como sagradas e não hesitam em deturpar 

os fatos para obrigá-los a justificar suas opiniões.  

Paul Johnson, historiador, ensaísta e jornalista inglês, talvez tenha uma pista 

sobre os riscos que se corre quando se está entregue à essa prática. Foi o que ele chamou 

de “os sete pecados capitais da imprensa”: distorção, deliberada ou inadvertida; culto 

das falsas imagens; invasão de privacidade; assassinato de reputação; superexploração 

do sexo, envenenamento das mentas das crianças; e abuso de poder.  

 Sem entrar, sequer, nas implicações jurídicas, éticas ou morais advindas dessa 

extensa relação de “pecados”, vale lembrar que “caracteriza toda atitude ética ser 

despretensiosa e nunca, por operação dolosa e de má-fé, levar a crédito de uns o que 

inscreve a débito de outros” (LEÃO in KOSOVSKI, 1995, p. 18).  

No Brasil, em dois séculos de Imprensa, a história não é diferente. A seguir, o 

relato de dois casos que ficaram conhecidos nacionalmente: Ibsen Pinheiro e a Escola 

Base.   

 

O caso Ibsen Pinheiro 

 

 A bordo de 37.099 votos, Ibsen Pinheiro (PMDB) desembarcou na Câmara 

Federal, em Brasília, em fevereiro de 2007, como o quinto deputado federal mais votado 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 6 

do Rio Grande do Sul. Nada mal para um político que teve que sobreviver a si mesmo 

depois de ter tido seu mandato cassado em 18 de maio de 1994, pela Resolução n. 65, 

sob a alegação de ter ligações com a Máfia dos Anões do Orçamento, ou conforme 

apontou o relatório final da CPI: "em relação ao Deputado Ibsen Pinheiro, comprovou-

se a prática de atos passíveis de caracterizar incompatibilidade com o decoro 

parlamentar, notadamente o enriquecimento sem causa e prática de infração fiscal".  

Processo que resultou na renúncia de quatro parlamentares federais e na cassação de 

seis.  

 Um calvário que começou com a publicação de uma matéria de capa da Revista 

Veja em 17 de novembro de 1993, feita pelo jornalista Luis Costa Pinto e que acusava 

Ibsen Pinheiro – até então exemplo de ética e moralidade, cotado como pré-candidato 

do PMDB à sucessão presidencial e que tinha acabado de deixar a presidência da 

Câmara Federal, depois de liderar a campanha pelo impeachment de Fernando Collor – 

de ter embolsado US$ 1 milhão de origem suspeita. Cassado por 296 votos no plenário 

da Câmara, Ibsen regressou a Porto Alegre, onde se manteve no ostracismo político até 

ser eleito o vereador mais votado da capital gaúcha em 2004, com 22.994 votos.  

 Ibsen Pinheiro deu a volta por cima, provou sua inocência, sendo absolvido 

inclusive em processo civil, em 1999, pelo STF – Supremo Tribunal Federal –, mas o 

jornalismo brasileiro saiu maculado do episódio, como ressalta Alberto Dines(2004), 

numa “formidável barriga”
4
, [...] “um dos maiores libelos contra os procedimentos 

irresponsáveis da nossa imprensa nos idos de 1992-93” que, até hoje, não tem uma 

única versão, pois os envolvidos no episódio relatam, cada um, a sua verdade. O fato é 

que houve erros que, se não foram a causa da cassação de Ibsen Pinheiro, da destruição 

de sua reputação, da sua execração pública, foi o ponto de partida para todo processo, 

como reconheceu o próprio autor Luis Costa Pinto: “O texto de Veja ajudou a formar 

opinião pública contra Ibsen [...]” (PINTO, 2004a). “Escrevi rigorosamente o que se 

passou. Não foi por minha causa que ele perdeu o mandato. Mas continuo achando que 

ele foi vítima de injustiças, de um massacre da mídia “(DINIZ, 2004). 

 Mas de que maneira esse fato, que não é único e nem será o último na história do 

jornalismo, aconteceu? Por que entre as várias versões ainda repousa a suspeita de que 

houve um desrespeito à Ética? Por que a revista informativa de maior circulação à 

época, optou por publicar uma manchete a despeito de um suposto erro que fora, 

                                                
4
 Barriga –  De acordo com o Manual da Folha da São Paulo, barriga é uma “publicação de grave erro de 

informação” 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 7 

segundo a versão de alguns dos envolvidos, constatado antes da impressão da matéria? 

Em que momento toda a reputação de um político tido e havido como exemplo de 

honestidade, até então, foi considerada? 

 Com certeza essas perguntas ficarão sem resposta ou, por outra via, terão várias 

explicações, a depender do ponto de vista dos envolvidos. Entretanto, uma coisa é certa 

e só há uma concordância: num evento dessa magnitude, o jornalista não pode, nunca, 

se furtar a cumprir os preceitos éticos e técnicos que a profissão exige, pois, de outra 

forma, servirá como o avesso de tudo o que é buscado pelo bom jornalismo. 

 

Até tu, Ibsen? 

 

 Com essa manchete de capa, a edição 1314 da Revista Veja levanta suspeita de 

corrupção sobre o então deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB) que, no próprio 

subtítulo, chama de “baluarte do Congresso”. Acusa-o de envolvimento com a máfia 

dos anões do orçamento e de se locupletar de dinheiro ilícito vindo, provavelmente, de 

propina. Coube ao jornalista Luis Costa Pinto a redação da matéria logo depois de 

receber um telefonema de Waldomiro Diniz.  

Às 20h de uma sexta-feira de novembro de 1993 telefonou-me o assessor 

parlamentar Waldomiro Diniz. Lotado na Subcomissão de Investigação 
Bancária da CPI do Orçamento, Waldomiro era o braço direito dos deputados 

José Dirceu e Aloizio Mercadante naquelas investigações. Hábil, esperto e 

articulado, forjara-se desde a CPI do Caso PC como uma das boas fontes do 
submundo político brasiliense. “Tenho uma bomba para você”, disse-me 

Waldomiro. “Estou indo para a sua redação.” Minutos depois, Waldomiro Diniz 

entrou na sucursal brasiliense de Veja [...].Waldomiro exibia um sorriso 

triunfal. “Pegamos Ibsen”, disse-me. Em seguida, exibiu sete boletos de 
depósitos bancários, já dolarizados por ele, e que, segundo me dizia, provavam 

a transferência de US$ 1 milhão de uma conta bancária de Ibsen Pinheiro de 

uma agência da Caixa Econômica para uma agência do Banrisul. “Ele não tem 
salário para ter tanto dinheiro. Isso é a prova da corrupção”, asseverou 

Waldomiro. Irresponsável, mas maravilhado com a possibilidade de cravar um 

furo na edição de Veja do fim de semana seguinte, embarquei na versão e na 

dolarização. Não chequei as informações. Comuniquei aos editores em São 
Paulo que estava mudando o tom da reportagem que concluía e passava a ser 

mais afirmativo contra Ibsen. Liguei para o ex-presidente da Câmara – afinal, 

ouvir o outro lado é praxe muitas vezes cumprida com burocracia. Ele me 
negou a história, negou-me os depósitos e os valores, mas eu preferi acreditar 

nos documentos que tinha em mãos – afinal, registrar o outro lado 

burocraticamente também é praxe no jornalismo. A nova informação autorizou 
uma chamada de capa mais enfática contra o ex-deputado – “Até tu, Ibsen?”. A 

principal revista semanal de informação do País, que ia ficar exposta nas bancas 

por uma semana, era um libelo acusatório contra o presidente da Câmara dos 

Deputados que liderara a votação do impeachment ao ex-presidente Fernando 
Collor de Mello um ano antes (PINTO, 2004b). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 8 

 

 Depois de redigir a matéria e mandá-la, juntamente com fax dos documentos 

entregues por Waldomiro Diniz, a São Paulo, onde Veja era fechada, Costa Pinto conta 

que seguiu para casa e, de madrugada, foi acordado pela colega de redação Silvânia Dal 

Bosco que trazia um recado de Paulo Moreira, então editor-executivo da Revista. 

 

Tenso, Paulo disse-me que Adam Sun, chinês implacável que por muitos anos 
zelou pela qualidade das informações publicadas em Veja na condição de chefe 

da equipe de checagem da revista, descobrira que a dolarização estava errada. 

“Lula, essa soma não dá US$ 1 milhão. Dá US$ 1 mil”, gritou-me Adam do 
outro lado da linha. Eu gelei. “Paulo, tem jeito?”, perguntei. “Não”, cravou-me 

ele, friamente. “Já rodamos 1 milhão e 200 mil capas. E jogar fora 1 milhão e 

200 mil capas é um prejuízo impagável (hoje cerca de R$ 100 mil). Podemos, 

ainda, mexer no texto dentro da revista – mas isso vai atrasar a remessa para o 
Rio de Janeiro e para o interior de São Paulo”, advertiu-me ele. “Vê se 

consegue, em dez minutos, alguém para sustentar em on essa dolarização de 

US$ 1 milhão”, sugeriu (PINTO, 2004b). 
 

 Costa Pinto relata que não pensou duas vezes. “Pensei em mim, no meu 

emprego, em como salvar uma reportagem fadada a produzir uma tragédia” (PINTO, 

2004b). Ligou para o então deputado Benito Gama, presidente da CPI do PC, narrou-lhe 

o fato e ouviu o que precisava. “Não há chance de isso estar errado. É US$ 1 milhão e 

Ibsen terá de responder por isso” (PINTO, 2004b). No retorno da ligação a São Paulo, 

Costa Pinto alega ter passado a frase a Paulo Moreira, que mexeu na edição da Revista e 

publicou a matéria. “O texto de Veja repercutiu nos jornais por dois dias, a dolarização 

incorreta foi protocolarmente corrigida pela CPI na semana seguinte, mas Ibsen fora 

arrastado definitivamente para o centro das investigações” (PINTO, 2004b). 

 Na versão de Paulo Moreira, publicada pela Revista Istoé de 18 de agosto de 

2004, o ex-editor executivo de Veja desmente Costa Pinto dizendo que a história da 

publicação propalada por ele não passa de fantasia.  

 

Foi o Adam Sun quem descobriu, de madrugada, que havia um erro nos 

números do Benito Gama sobre o Ibsen. A revelação não me espantou, porque 
era evidente que, depois do impeachment de Fernando Collor, ele se tornara 

alvo do ódio do PFL, partido de Benito naquele momento. Telefonei para o 

Lula Costa Pinto com a informação de que o Adam havia desmentido sua fonte 

e toda a matéria. Queria conferir, saber o que ele tinha a dizer. Lula  [Luis 
Costa Pinto] ligou para o próprio Benito e retornou dizendo que o deputado 

mantinha a versão. O próprio Lula seguiu sustentando a versão do Benito, que 

era sua fonte, que jamais havia mentido para ele. Por isso aquele número foi 
publicado: prevaleceu a versão errada de um repórter em vez da estimativa 

correta de um checador. Ninguém nos proibia, naquele momento, de publicar 

duas versões, o que teria ao menos amenizado o erro. Isso teria sido feito se o 
Lula tivesse tido mais humildade profissional, admitindo que poderia estar 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 9 

sendo vítima de uma armadilha. Mas ele insistiu várias vezes que o Benito 

falava a verdade, que tinha acesso aos números da CPI e assim por diante. Ao 
longo de todos esses anos sempre tive orgulho de meu esforço para apurar a 

verdade neste caso tão marcante. Fui o primeiro a louvar o trabalho do Adam 

Sun e nunca deixei de citá-lo neste episódio específico. O Lula não tem do que 
se orgulhar nessa história e só posso lamentar, hoje, que prefira divulgar 

fantasias (DINIZ, 2004).  

  

 Na edição 1820 de Istoé, depois da publicação da matéria que desnuda a 

reportagem publicada por Veja em 17 de novembro de 1993, Adam Sun também dá a 

sua versão.  

 

Em 18/11/93, à época em que saiu a reportagem de capa sobre o deputado Ibsen 
Pinheiro, encaminhei à minha equipe em Veja a seguinte mensagem: “Incentivo 

à Checagem. Veja 1314, 17/11/93, p.31: Cheque no valor de Cr$ 8 milhões, em 

16/3/93, valeria cerca de US$ 350 (e não US$ 350.000) e cheque de Cr$ 16 
milhões, em 29/7/93, valeria cerca de US$ 250 (e não US$ 250.000). A 

checagem (Margô) evitou a publicação de tamanha besteira... [...] À luz desse 

registro, elaborado no calor da hora, há quase 11 anos – portanto isento de 

eventuais trapaças de nossas memórias, afirmo que: 1. A prática da checagem 
sempre foi a de confrontar dados e cruzar informações objetivamente. A base 

concreta e palpável foram esses dois cheques e a partir da cotação cambial nas 

datas em que foram emitidos descobriu-se que a conversão foi supervalorizada 
em 1.000 vezes. Margô alertou-me sobre essas discrepâncias – 350 x 350.000 e 

250 x 250.000. Refizemos os cálculos e confirmamos o erro de conversão ao 

editor de Brasil e ao autor da reportagem. Como de praxe, teria dito: „Lula, o 
valor desse cheque é de apenas 350 dólares. E não 350.000‟. Contaria ainda de 

como a apuração da checagem chegou a esse resultado: em 16/3/1993, pela 

cotação do Banco Central, 1 dólar valia Cr$ 22.405. Portanto, Cr$ 8 milhões 

correspondiam a US$ 350 (e não US$ 350.000 como tinha mandado em seu 
relatório); em 29/7/93, 1 dólar valia Cr$ 70.252. Portanto Cr$ 16 milhões 

correspondiam a US$ 250 – e não US$ 250.000. Esse é o procedimento padrão 

adotado pela checagem nas redações de Veja até hoje, creio, e pela revista 
Época, até 2002. Não basta matar a cobra; tem de mostrar o pau. [...] 4. 

Efetivamente, não há referência a esses cheques tanto na capa como no texto 

interno. Não haveria outro jeito: uma vez detectado o erro, faz-se a correção. 

Caso contrário, não teria sentido manter uma equipe de jornalistas na redação 
para zelar pela qualidade das informações publicadas. A respeito da soma de 

US$ 1 milhão, cito a edição 1314 de Veja de 17/11/93, à p. 32: ... “A CPI 

descobriu que no dia 23/4/1991... um depósito de 182.000 dólares... um exame 
extenuante feito por um auditor do Banco Central, a pedido da CPI, chegou a 

uma conclusão dramática. Entre 1989 e 1993, o deputado recebeu 881.000 

dólares em depósitos numa outra conta... Ou seja: somadas, as duas contas 
revelam depósitos de 1 milhão de dólares”. À luz dessa reportagem: 1. Os 

depósitos bancários ocorreram entre 1989 e 1993. Nesse período o país teve 

Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro e Cruzeiro Novo. Só para atualizar os 

depósitos no padrão monetário nacional vigente demandaria certo tempo. 
Convertê-los em dólar, outro par de horas. Essa checagem seria extenuante e 

impraticável nas condições de fechamento, além de que ninguém era auditor. 2. 

“Somadas, as duas contas revelam depósitos de 1 milhão de dólares”. A 
checagem somou 182.000 dólares com 881.000, valores dados por “um auditor 

do Banco Central, a pedido da CPI”, e o resultado conferia: um pouco mais de 1 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 10 

milhão. Como essa conclusão partiu de uma fonte ouvida pela reportagem, 

nesses casos, o procedimento adotado pela checagem é reconfirmar com o autor 
da apuração a veracidade e a exatidão dessas informações. O que foi feito. Ou 

seja: não é verdade que a checagem descobriu que a soma dá US$ 1.000 e não 

US$ 1 milhão. Sempre me pautei pelo rigor da verdade dos fatos. Todos os 
erros de informação quando detectados pela minha equipe, tanto em Veja como 

em Época, eram sanados antes de a matéria ser publicada. Afirmar que a 

checagem sob a minha responsabilidade deixou de corrigir uma informação 
errada intencionalmente e ainda por cima ser conivente com esse tipo de mau 

jornalismo é uma injustiça ignóbil. A verdade quando sustentada em fatos é a 

que prevalece, prevaleceu e prevalecerá (SUN, 2004). 

  

 Posteriormente, em 11 de janeiro de 2005, em artigo publicado no Observatório 

da Imprensa, Adam Sun volta à carga, classificando como “maior fiasco jornalístico em 

tempos de plena liberdade de expressão”, a reportagem de Istoé que inocenta Ibsen 

Pinheiro, a partir da versão de Luís Costa Pinto.  

Segundo Sun, o jornalista “massacrou a verdade e cometeu erros gravíssimos” 

adulterando a história quando excluiu, em sua declaração a Ibsen Pinheiro, no ano de 

2000, o então deputado federal “da lista dos denunciados por José Carlos Alves dos 

Santos no chamado escândalo do Orçamento; ao situar a descoberta da movimentação 

financeira milionária de Ibsen Pinheiro a apenas dois meses depois de iniciadas as 

investigações da CPI; ao afirmar que a CPI corrigiu a movimentação de 1 milhão de 

dólares para 1 mil dólares nas contas de Ibsen Pinheiro” (SUN, 2005). 

 Sun tece uma série de pontos onde relata os fatos que o levaram a discordar da 

matéria de Istoé e arremata:  

Ibsen Pinheiro foi condenado pelos seus pares – seu mandato foi cassado por 
296 votos a favor, 139 contra, em 18/5/1994, seis meses depois da publicação 

da reportagem "Até tu, Ibsen?", da Veja. O processo de cassação foi 
democrático, transparente e legítimo. […] Em 15 de dezembro de 1999, o STF 

mandou arquivar o processo penal contra Ibsen […] Vale lembrar que o ex-

presidente Fernando Collor de Mello, cujo mandato também fora cassado pelo 
Congresso, foi absolvido pela STF, assim como seu tesoureiro, Paulo Cesar 

Farias, da acusação de corrupção. […] Isso mostra a independência dos poderes 

Judiciário e Legislativo para condenar ou absolver um político. E o artigo 55, 
item II da Constituição diz que perderá o mandato o deputado ou senador cujo 

procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar. Segundo a 

representação da mesa da Câmara, fundamentando o pedido de cassação 

enviado à CCJR, "em relação ao deputado Ibsen Pinheiro, comprovou-se a 
prática de atos passíveis de caracterizar incompatibilidade com o decoro 

parlamentar, notadamente o enriquecimento sem causa e prática de infração 

fiscal‟. Em todas etapas – desde o surgimento da denúncia até o veredicto –, o 
direito à defesa foi amplamente assegurado a Ibsen Pinheiro. Pode-se discordar 

do veredicto, mas pedir que sua cassação seja revista só porque um repórter 

confessou ter cometido um erro de apuração 11 anos atrás é um casuísmo 

irresponsável. Isso seria humilhante não apenas para os parlamentares que 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 11 

acreditaram na lisura do processo e participaram do pleito, tanto os que votaram 

a favor quanto os que votaram contra a cassação, mas para todos os cidadãos 

que acreditam em suas instituições democráticas (SUN,2005). 

Por sua vez, o então deputado Benito Gama (PFL), identificado por Costa Pinto 

como aquele que selou a matéria de Veja, confirmou, à Revista Istoé 1819, sua 

declaração à época, mas negou que soubesse estar confirmando informações 

equivocadas. “É mentira. Eu não daria uma declaração para confirmar uma mentira. 

Além disso, Ibsen foi cassado por causa das operações com doleiros na fronteira com o 

Uruguai (DINIZ, 2004)”. 

Em que pese o fato das várias versões sobre o mesmo episódio, o fato que chama 

a atenção no Caso Ibsen Pinheiro não é saber quem tem ou não razão, quem errou, se 

errou, por que errou, mas ter em mente a importância dos vários atores envolvidos no 

processo jornalístico, seu respeito às técnicas, sua responsabilidade social, seu 

comprometimento com a verdade e, sobretudo, a consciência ética de cada um. Um fato 

como esse, como assinala Alberto Dines (DINES, 2004) não pode simplesmente acabar 

em uma errata. 

Se a imprensa assume-se como o registro da vida da sociedade, não pode 
permitir-se tais lapsos de memória. Se na azáfama dos fechamentos e no delírio 

das denúncias não aparece nas redações um jornalista capaz de berrar "parem as 

máquinas!" para buscar a verdade onde ninguém a procura, então estamos 

completa e definitivamente ferrados. Não é preciso diploma de medicina para 
concluir que nossa mídia está com Alzheimer e nosso Parlamento, com 

Parkinson. Uma perigosamente esquecida e, o outro, claramente claudicante. 

Com três zeros a mais produzimos um dos maiores vexames da nossa história. 
O ridículo erro de aritmética produziu um vergonhoso linchamento midiático 

que um Legislativo irresponsável e suas espertas raposas converteram em 

clamorosa injustiça.  

Logo após a publicação da matéria da Revista Istoé, o deputado federal Rodrigo 

Maia (PFL) apresentou, em agosto de 2004, um Projeto de Resolução para revogar a 

Resolução 65 de 1994, que culminou com a cassação de Ibsen Pinheiro. Maia, baseado 

nas declarações de Costa Pinto, alerta que o Congresso Nacional não poderia ficar inerte 

diante de tais confissões: 

Ainda que todos os prazos já tenham transcorridos, ainda que não seja mais 

possível devolver o cargo e repor os prejuízos sofridos, cumpre a esta Casa 
revogar a Resolução que indevidamente cassou Ibsen Pinheiro e, mesmo 

tardiamente, reconhecer o equívoco que foi levada a cometer. É uma questão de 

justiça (BRASIL).  

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 12 

 O processo acabou sendo arquivado pela Mesa Diretora da Câmara em Janeiro 

de 2007. 

O caso Escola Base 

Manchetes escandalosas, processos judiciais, condenações, projetos 

profissionais e vidas arruinadas. Esse foi o saldo de um dos mais rumorosos episódios 

de erro da imprensa brasileira: o caso Escola Base. 

Em março de 1994, a imprensa de São Paulo – exceção feita ao Diário Popular – 

denunciou e levou a julgamento e condenação pela opinião pública seis pessoas 

acusadas de envolvimento de abuso sexual de crianças que estudavam na Escola Base, 

no bairro da Aclimação em São Paulo. A instituição chegou a ser invadida e depredada 

por populares, fechando as portas. Os donos da escola, Icushiro Shimada e Maria 

Aparecida Shimada, e o casal de sócios Paula e Maurício Monteiro de Alvarenga 

receberam várias ameaças anônimas de morte.  

Segundo os jornalistas e veículos que publicaram as matérias, a denúncia 

baseou-se em fontes oficiais, como a polícia e laudos médicos, além de pais e mães de 

alunos. Instaurado inquérito policial, chegou-se a identificar até mesmo uma suposta 

mansão onde os abusos aconteciam. Um laudo de responsabilidade do Setor de 

Sexologia do Instituto Médico Legal/Sede, sob o número BO 1827/94, divulgado pela 

Revista Imprensa, chegou a confirmar que havia resultado “positivo para a prática de 

atos libidinosos”. O inquérito policial, entretanto, foi arquivado, concluindo pela 

inocência dos acusados. Ou seja, o fato, que ganhou repercussão nacional nos principais 

veículos de comunicação do país, nunca existiu.  

 

Três detalhes chamam a atenção para a estranha cobertura do caso: primeiro, 

um delegado afirma que tem fotos e fitas de vídeo que mostram adultos fazendo 

sexo com os alunos, mas não apresenta o material, alegando que prejudicaria as 
investigações. Segundo, as crianças foram interrogadas (crianças de quatro 

anos) sem a presença de um psicólogo e suas declarações publicadas como 

verdades absolutas. Terceiro, o laudo do IML era ambíguo e foi utilizado pelo 
delegado como prova cabal dos abusos sem a menor interrogação por parte da 

mídia. Na realidade, as lesões de um dos alunos da Base eram conseqüência de 

um sério problema intestinal. Onze anos após a absolvição legal, os acusados 
nunca mais tiveram paz e as pessoas que recordam do caso se chocam ao saber 

que eles são inocentes. Shimada teve três enfartes desde 1994, fuma bastante e 

tem medo de andar na rua. Atualmente toca a vida num xerox no centro de São 

Paulo. Sua esposa faz tratamento psicológico desde o episódio e abandou a 
profissão de professora. Maurício se mudou para o interior em busca de 

anonimato e Paula está desempregada. Os repórteres que cobriram o caso 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 13 

continuam suas vidas profissionais normalmente. […] nenhuma desculpa foi 

dada com o mesmo espaço das acusações (DOMENICI, 2005).  

 

Mais de dez anos depois, os processos contra grandes veículos de comunicação 

envolvidos no caso ainda tramitam no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). As 

indenizações ultrapassam os R$ 8 milhões. Em 2002, o STJ condenou o Estado de São 

Paulo a pagar R$ 250 mil a cada um dos autores. Os jornais Folha de S. Paulo e Estado 

de S. Paulo também foram condenados a pagar a mesma quantia. A Folha fechou o 

primeiro acordo do caso e pagou R$ 880 mil. Os desembargadores não aceitaram o 

argumento da defesa de que os repórteres usaram informações oficiais. Na sentença, a 

justiça afirmou que "o direito de informação e a liberdade de imprensa se sustentam no 

cuidado com a honra e dignidade das pessoas".  

 

REFERÊNCIAS 

 
ANGRIMANI, D.  Espreme que sai sangue. São Paulo: Summus, 1984. 

 
BADIOU, Alan. Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 

1995. 

 
BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1999. 

 

BERTRAND, Claude-jean. A deontologia das mídias. Bauru: Edusc, 1999.  

 
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.  

 

BRASIL. Projeto de Lei 167, de 24 de agosto de 2004. Revoga a Resolução n. 65, de 1994, que 
declara a perda do Mandato do Deputado Ibsen Pinheiro. Diário da Câmara dos Deputados, 

Brasília, DF, 10 de setembro de 2004. Disponível em 

http://www2.camara.gov.br/deputados/index.html/loadFrame.html. Acessado em 2 de fevereiro 
de 2007.  

 

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.  

 
CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da 

ação jornalística. São Paulo: Summus, 1994. 

 
______. A luz do interesse público não está nos códigos. 1997. Disponível em 

http://www.igutenberg.org/chapa18.html. Acessado em 25 de outubro de 2004.  

 

 
COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: 

Companhia das Letras, 2006.  

 
CORNU, Daniel. Ética da informação. Bauru, Edusc, 1998.  

 

CRISTOFOLETTI, Rogério. Ética jornalística. 2004. Disponível em www.saladeprensa.org. 
Acessado em 23 de setembro de 2006. 

http://www2.camara.gov.br/deputados/index.html/loadFrame.html
http://www.igutenberg.org/chapa18.html
http://www.saladeprensa.org/


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 14 

 

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 
 

DINES, Alberto. Por que o remorso demorou tanto? Observatório da Imprensa, São Paulo, 

agosto de 2004. Disponível em: http:// observatorio. ultimo segundo. ig. 
com.br/artigos.asp?cod290IMQ001. Acesso em 3 de janeiro de 2007. 

 

DINIZ, Weiller. A verdade aparece. Revista Istoé, São Paulo, n. 1819, 18 de agosto de 2004. 
Disponível em www.terra.com.br/istoe/1819/brasil/1819 . Acesso em 3 de janeiro de 2007. 

 

DOMENICI, Thiago. A grande imprensa no banco dos réus. 2005. Disponível em 

http://escola.base.sites.uol.com.br.  Acessado em 20 de Janeiro de 2007. 
 

Folha de São Paulo. Manual da Redação. 10.ed. São Paulo: PubliFolha, 2006. 391p. 

 
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo: uma cartografia dos valores. São Paulo: 

Escrituras, 2004.  

 

KARAM, F. J. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004. 
 

______. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1987.  

 
KOSOVSKI, Ester (org). Ética na comunicação. Rio de Janeiro: Maud, 1995.  

 

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 
2007. 

 

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social de 

segunda natureza. São Paulo: Ática, 1989. 
 

PEDROSO, R. N. A construção do discurso de sedução em um jornal sensacionalista. São 

Paulo, Annablume, 2001.  
 

PINTO, Luís Costa. Revista Istoé, São Paulo, n. 1820, 25 de agosto de 2004a. Seção Cartas. 

Disponível em www.terra.com.br/istoe/1820/brasil/1820. Acesso em 7 de janeiro de 2007.  
 

PINTO, Luís Costa. O homem que se recusou a morrer. Revista Istoé, São Paulo, n. 1819, 18 

de agosto de 2004b. Disponível em www.terra.com.br/istoe/1819/brasil/1819 . Acesso em 3 de 

janeiro de 2007. 
 

RAMONET, Ignacio. La era de inseguridad. 2005. Disponível em  

http://www.cebela.org.br/CBartigos.asp . Acessado em 22 de outubro de 2006. 
 

RIBEIRO, Alex. Caso Escola Base – os abusos da imprensa. São Paulo: Ática, 1995. 

 

SUN, Adam. Revista Istoé, São Paulo, n. 1820, 25 de agosto de 2004. Seção Cartas. Disponível 
em www.terra.com.br/istoe/1820/brasil/1820. Acesso em 7 de janeiro de 2007. 

 

______. O resgate do cassado, a grande farsa. 2005. Disponível em 
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=311JDB001. Acessado em 7 de 

janeiro de 2005.  

 
TÓFOLI, Luciene. Ética no Jornalismo. Rio de Janeiro:Vozes, 2008. 

 

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2005.   

http://www.terra.com.br/istoe/1819/brasil/1819
http://escola.base.sites.uol.com.br/
http://www.terra.com.br/istoe/1820/brasil/1820
http://www.terra.com.br/istoe/1819/brasil/1819
http://www.saladeprensa.org/
http://www.saladeprensa.org/
http://www.terra.com.br/istoe/1820/brasil/1820
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=311JDB001


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 15 

 

VILLANUEVA, Erick T. El sensacionalismo: algunos elementos para su comprensión y 
análisis. 2002. Disponível em www.saladeprensa.org . Acessado em   4 de fevereiro de 2004.  

 

 

 

 

 

http://www.saladeprensa.org/

