XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.2542-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

SEJA CRIATIVO OU MORRA! SETORES COMUNICACIONAIS EM CIDADES CRIATIVAS. OS EXEMPLOS DE BARCELONA, BERLIM, MILÃO E NEW YORK ਍ഀ

Paulo Celso da Silva (UNIVERSIDADE DE SOROCABA)

Resumo

A indústria e a economia criativas abrangem vários setores da área da comunicação, porém não podem ser definidas apenas pela Mídia, design, arquitetura, música, moda, etc., mas também como diferentes mercados de negócios de bens simbólicos, com produtos cumprindo uma função estética e/ou expressiva, ao invés de uma função unicamente utilitarista. Esta pesquisa busca, a partir de levantamento bibliográfico e de pesquisa em fontes secundárias, indicar como as cidades de Barcelona, Berlim, Milão e New York, reconhecidas como Cidades Criativas estão promovendo políticas para desenvolvimento dessas atividades.


Palavras-chave:  Cidades Criativas, Industria Criativa, Industria cultural, comunicação, Cultura
਍ഀ