XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2535-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

O NEGÓCIO DA MÚSICA – COMO OS GÊNEROS MUSICAIS ARTICULAM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O CONSUMO CULTURAL

Nadja Vladi Cardoso Gumes (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Este artigo é parte da minha pesquisa de doutorado e tem como objetivo pensar os gêneros musicais a partir da perspectiva do consumo cultural para, desta forma, entender como os gêneros funcionam como principais articuladores entre audiência, artistas e mercado no âmbito da música popular massiva. O entendimento de como se comporta a indústria musical historicamente e seu braço mais poderoso, a indústria fonográfica, são pistas importantes para entender questões que nos interessam neste artigo como novas práticas de consumo e de escuta musical a partir do impacto da distribuição de música online do barateamento da tecnologia digital que nos levam a refletir sobre a posição do gênero para a comunicação da música.


Palavras-chave:  Música popular massiva, gêneros musicais, consumo cultural, novas tecnologias
਍ഀ