XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT3-CO.2520-1


DT3: DT 3 - RP e Comunicação Organizacional

AS MUTAÇÕES IDENTITÁRIAS DAS ORGANIZAÇÕES E DOS TRABALHADORES NA CONTEMPORANEIDADE

Nelson Toledo Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O cenário contemporâneo corporativo, marcado, em parte, pela mundialização do capital, informatização dos processos, globalização e a política neoliberal, que atinge a maioria dos países do ocidente, traz consigo uma série de peculiaridades que acabam interferindo de forma constante na construção identitária das corporações e dos indivíduos. A proposta deste artigo é refletir sobre as identidades que se tornam cada vez mais flexíveis, temporárias e cambiáveis no mundo contemporâneo, atingindo tanto as organizações como a classe trabalhadora. Por um lado, as organizações são obrigadas a constantes redefinições e posicionamentos no mercado para manterem-se competitivas e, em contrapartida, os trabalhadores necessitam ser multifuncionais e flexíveis em suas atuações profissionais, desenvolvendo inúmeras identidades para garantir sua empregabilidade neste novo contexto.


Palavras-chave:  identidade corporativa, classe trabalhadora, capitalismo, mundo do trabalho
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