XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.2518-2


CO: IV Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação

A COMUNICAÇÃO POLÍTICA NO UNIVERSO DEMOCRÁTICO: UM ESTUDO COMPARATIVO DA ESTRUTURA ELEITORAL BRASILEIRA E NORTE-AMERICANA

Roberto Gondo Macedo (Universidade Metodista de São Paulo); Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Universidade Metodista de São Paulo); Paulo Cezar Rosa (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O profissionalismo dos atores envolvidos no ambiente político é notório tanto no cenário norte-americano como no brasileiro. As ações e planejamentos de comunicação política envolvem diversas áreas do conhecimento e se tornam mais estratégicas a cada pleito eleitoral. É objetivo do artigo a apresentação de um estudo comparativo das estruturas eleitorais dos dois países, com foco nas articulações das campanhas, na visão da comunicação política eleitoral e pós-eleitoral. Apresenta um panorama das Associações que promovem a profissionalização dos Consultores Políticos, tanto no âmbito do pragmatismo mercadológico, como também no universo de pesquisas no ambiente acadêmico. A pesquisa é fruto do grupo POLITICOM que busca a promoção de análises comparativas binacionais na égide da comunicação política.


Palavras-chave:  Comunicação Política, Estratégias Eleitorais, Voto, Eleições, Campanhas
਍ഀ