XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2518-1


DT2: DT 2 - GP Propaganda Pólitica

PROPAGANDA POLÍTICA DA URNA ELETRÔNICA: UM PANORAMA DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DO TSE NA CONSTRUÇÃO DE IMAGEM DO VOTO INFORMATIZADO NO BRASIL

Roberto Gondo Macedo (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Implantado em caráter de amostragem no ano de 1996, o sistema eletrônico de votação brasileiro evoluiu nas duas últimas décadas em diversos aspectos, principalmente os relacionados à tecnologia e à propaganda da Urna Eletrônica. O objetivo do artigo é apresentar um panorama das principais estratégias de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o estímulo e conscientização dos eleitores brasileiros na adoção do sistema informatizado de votação, tanto em ações com o objetivo de compreensão do uso do equipamento eletrônico, como na promoção e construção de uma imagem sustentável quanto à idoneidade do equipamento, como agente integrador da tecnologia com os pilares democráticos aplicados em pleitos eleitorais. É apresentada a estrutura logística de comunicação baseada em relatos e materiais da seção “Acervos Especiais” do TSE.


Palavras-chave:  Urna Eletrônica, Propaganda Política, Democracia, Publicidade Eleitoral, Voto
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