XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.2512-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

A PREPARAÇÃO DE PORTA-VOZES PARA ENTREVISTAS À IMPRENSA:਍ഀ UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO DO TÉCNICO DUNGA COM A MÍDIA NA COPA DO MUNDO DE 2010

Andreia de Vasconcellos Gorito (UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, como porta-voz da equipe na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Após a partida contra a seleção da Costa do Marfim, Dunga se indispõe com um jornalista da TV Globo e dá início a uma crise de relacionamento com a imprensa que acaba por abalar a imagem do time perante a opinião pública. Procuramos demonstrar a importância do preparo de porta-vozes para entrevistas à imprensa, principalmente em coletivas, bem como as vantagens das técnicas de media training em casos de gestão de crise, como a que se envolveu a seleção brasileira. Para isso, abordamos ainda a relação entre mídia e esporte no Brasil, na qual se destaca a participação do futebol como elemento constitutivo da identidade nacional, o que dá maior dimensão ao fato.


Palavras-chave:  futebol, copa do mundo, media training, gestão de crise
਍ഀ