XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.2508-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

COMO PESQUISAS DE MERCADO PODEM INFLUENCIAR O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS: ESTUDANDO O EFEITO DA AUTO-PROFECIA E COMO ELE PODE CONTRIBUIR PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL

Renato Narciso Cancela (Universidade de São Paulo); Leandro Leonardo Batista (Universidade de São Paulo)

Resumo

A Alto-Profecia (“Self-Prophecy”) aborda o fenômeno no qual ao se pedir às pessoas, em uma pesquisa, para fazer uma previsão de um comportamento, pode-se influenciar o mesmo no futuro. (SPANGENBERG e SPROTT, 2006). Em especial se o indivíduo tem uma atitude positiva para com este comportamento, ainda que não o pratique como deveria. O fenômeno, estudado há mais de 30 anos nos EUA, porém sem despertar o mesmo interesse no Brasil, poderia ser mais um recurso a ser utilizado para persuadir a população a ir do discurso à prática de hábitos de consumo mais sustentáveis. Os objetivos são fomentar o debate sobre o tema, bem como reproduzir aqui no Brasil experimentos já realizados fora para comprovar seus resultados dentro da matriz cultural brasileira.


Palavras-chave:  meio-ambiente, consumo sustentável, comportamento, comunicação
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