XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2499-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

O ENEM VIROU MANCHETE: A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO ENEM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO BRASILEIRO

Lara Carlette Thiengo (Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Este artigo analisa como a divulgação dos resultados do Enem contribui para a construção da identidade do sistema de ensino médio brasileiro. Nesta perspectiva, faz considerações sobre o conceito de avaliação do ensino, discorre sobre os exames de਍ഀ qualificação e analisa, de forma mais específica, a divulgação dos resultados do Enem 2008, divulgados em abril de 2009 na imprensa brasileira, tendo como metodologia a análise de conteúno das matérias veiculadas nos jornais Folha de São Paulo, O Globo, Estado de Minas, e Estadão.


Palavras-chave:  Enem, contrução de identidade, mídia
਍ഀ