XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.2480-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

O PODER DA MÍDIA: ELA REALMENTE MUDA A OPINIÃO DO INDIVÍDUO?

Carla Pollake da Silva (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Este trabalho faz interface entre a Comunicação, a Sociedade e a Psicologia Social, através da Teoria da Dissonância Cognitiva, para investigar se receptores mudam de opinião por influência da mídia. O caso analisado põe indivíduos diante de dois conhecimentos em conflito: o fato de que todo celibatário deve possuir um comportamento adequado, moral e ético e as denúncias, relatadas pela mídia, de pedofilia dentro da Igreja Católica. Neste contexto procura-se analisar se a exposição realizada pela mídia foi capaz de mudar o ponto de vista de indivíduos que já conheciam o tema e possuíam em seu repertório uma opinião pré-estabelecida sobre ele.


Palavras-chave:  recepção, mudança de opinião, influência da mídia, pedofilia na igreja
਍ഀ