XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.2337-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

TURISMO CRIATIVO E A IMAGEM DAS CIDADES CRIATIVAS

Denio Santos Azevedo (Universidade Tiradentes)

Resumo

A representação das cidades normalmente é conflituosa e ambígua. Vai depender de quem faz esta representação, dos seus intuitos, objetivos, formas de divulgação e de assimilação, interpretação. Ciente de tal afirmação pretende-se neste escrito abordar uma análise sociológica da dimensão turística das chamadas cidades criativas procurando demonstrar o quanto as suas representações nos meios de comunicação são resultados de uma concorrência intercidades. Para tal foram analisados panfletos, revistas especializadas, sites e guias turísticos das cidades européias e estadunidenses que vendem o turismo criativo como forma de atrair os turistas para os destinos.


Palavras-chave:  Turismo Criativo, Cidade Criativa, Imagem, Meios de Comunicação
਍ഀ