XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.2336-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

COMUNICAÇÃO, TURISMO E IDENTIDADE: UM ESTUDO DE CASO DO CARANGUEJO DE SERGIPE

Fernanda Celestino Campos (Faculdade de Sergipe); Denio Santos Azevedo (Estacio de Sá-Faculdade de Sergipe)

Resumo

Diante da importância da construção de símbolos identitários que representam os lugares e geram o deslocamento de pessoas no mundo, pretende-se com esta pesquisa analisar a evidência do caranguejo como prato típico do estado nos meios de comunicação e em depoimentos coletados através de entrevistas. Após pesquisa de campo e análise de dados oficiais percebeu-se o quanto o caranguejo serve como um dos grandes motivadores para o turista conhecer a cidade de Aracaju/SE, fazendo com que esse bem de consumo gere renda a população que sobrevive do seu comércio, e crie uma imagem de pertencimento, consolidando esse prato como atrativo cultural junto à comunidade local.


Palavras-chave:  Meios de Comunicação, Turismo, Identidade, Gastronomia, Caranguejo
਍ഀ