XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2319-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

VAI DE VISA: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DO DINHEIRO NA PUBLICIDADE DE CARTÕES DE PAGAMENTO.

Viviane Marinho Fernnades (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Para acompanhar as transformações ocorridas nas sociedades, os meios de troca evoluem, dando origem a um sofisticado sistema monetário. Ao operar como a linguagem, o dinheiro exige que seus códigos e regras de utilização sejam compartilhados e assimilados por seus usuários. Assim, frente a um novo contexto urbano e social, são empregados diferentes meios que consolidem a eficiência e a credibilidade das muitas ferramentas financeiras oferecidas. Nesse processo, se destaca a publicidade como competente instrumento de disseminação de ideias e valores. Ao analisar a publicidade da empresa de transações eletrônicas, Visa, são encontrados elementos que associam novas características à moeda, construindo uma nova noção de dinheiro, convidando o usuário a uma outra leitura sobre os meios de troca vigentes.


Palavras-chave:  Dinheiro, Cultura, Publicidade, Cartões Visa
਍ഀ