XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT6.2294-1


PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais

A LÓGICA MIDIÁTICA NA AÇÃO COMUNICACIONAL DA INOVAÇÃO

Sandra Nunes Leite (Universidade Federal de AlagoasL)

Resumo

O livro propõe análise sobre interações entre laboratório e seu contexto social, focaliza processos midiáticos na produção de inovações tecnológicas e pretende demonstrar que o processo da invenção requer modos diferenciados de interações comunicacionais para que o deslocamento laboratório-sociedade possa transformar o invento em inovação. Está inspirado pela indagação: como as interações se realizam na disputa de interesses da inovação? Tenciona verificar: como a comunicação midiática agiu no espaço social da inovação; o que os aspectos midiáticos fazem do invento científico? Chega à conclusão de que o laboratório necessita constituir sua invenção num espaço de invenção social onde a imagem da ciência é utilizada como processo midiático, o que caracteriza confluências e interseções que vão caracterizar diferentes campos sociais.


Palavras-chave:  Comunicação, Ciência, Inovação tecnológica, Processos midiáticos, Comunicação científica
਍ഀ