XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2274-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

OLHARES SOBRE A JUVENTUDE: OS JOVENS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS E NO MERCADO.

Tárcia Alcântara Freitas (Universidade Federal do Ceará); Inês Sílvia Vitorino Sampaio (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Este artigo se debruça sobre o conceito de juventude e faz um breve resgate histórico਍ഀ acerca do modo como os jovens vem ganhando destaque nas pesquisas científicas e de਍ഀ mercado. Considera-se, inicialmente, como os estudos da sociologia retrataram a਍ഀ juventude nas últimas décadas e como, paralelamente, o mercado passou a atentar para਍ഀ as manifestações desse grupo no intuito de convertê-lo em público consumidor. Por fim,਍ഀ através do estudo de três comerciais voltados para os jovens, busca-se compreender਍ഀ como esses olhares sobre a juventude se refletem na publicidade destinada a esse grupo.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  juventude, pesquisas científicas, mercado, publicidade
਍ഀ