XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.2227-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

REFLEXÕES SOBRE O MUSEU VIRTUAL: A MEDIAÇÃO EDUCOMUNICATIVA DO OBJETO, DA INFORMAÇÃO E DO VISITANTE EM UM NOVO ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO

Marcelo Sabbatini (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Partindo de três concepções diferentes de museu, focadas respectivamente na preservação do objeto, na transmissão da informação e no estabelecimento de uma relação fenomenológica com o visitante, reflete-se sobre o conceito de museu virtual, entendido como um novo espaço de representação do legado e dos processos culturais e sociais, moldado pelas mídias digitais. Neste sentido, as experiências proporcionadas pelos museus virtuais, mais do que substituir o museu real, buscam criar interações identitárias únicas, caracterizadas por um novo conceito de “aura” digital. Porém, os riscos de des-realização do mundo, de substituição do real pelos simulacros e os desafios das interfaces são considerações que devem ser levadas em conta para a constituição deste novo espaço, e consquentemente, de seu potencial para educomunicação e de universalização do acesso à cultura.


Palavras-chave:  museu virtual, virtualidade, educomunicação, mídia digital, cultura
਍ഀ