XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.2226-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

A SOCIEDADE DO CONSUMO, OS MEDIA E A COMUNICAÇÃO NAS OBRAS INICIAIS DE JEAN BAUDRILLARD

Tarcyanie Cajueiro Santos (Universidade de Sorocaba)

Resumo

Este texto objetiva refletir sobre as relações entre comunicação e consumo tomando como referência inicial os três primeiros trabalhos de Baudrillard: O sistema dos objetos, A sociedade de consumo e Para uma crítica da economia política do signo, pois eles apontam para um período de transição, em que o autor busca combinar as teorias do signo com as críticas marxistas do capitalismo. Do ponto de vista teórico, o marxismo é substituído pela semiótica, e, do ponto de vista social, a técnica e o consumo tornam-se centrais na vida das pessoas. A partir daí, procura-se analisar a pertinência teórica destes enfoques, levando em consideração a sociedade mediática.


Palavras-chave:  comunicação, consumo, signo, media, sociedade
਍ഀ