XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2218-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

QUANDO UM CONTO AUMENTA UM PONTO NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A MULHER E O NEGRO NOS SUPLEMENTOS LITERÁRIOS DA IMPRENSA RECIFENSE NO SÉCULO XX

Tércio de Lima Amaral (Universidade Católica de Pernambuco); Aline Maria Grego Lins (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Os suplementos literários, com páginas e cadernos especiais, marcaram os jornais recifenses do século XX. As poesias, crônicas, contos e artigos literários revelavam, por vezes, o pensamento e os valores da sociedade pernambucana, em uma época marcada por transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. O objetivo desse artigo é apresentar como os suplementos literários recifenses enfrentaram essas mudanças e identificar, de modo particular, as representações sociais que apresentaram da mulher e do negro em suas páginas. Identificamos os suplementos produzidos pela imprensa recifense e que circularam com regularidade na capital pernambucana, pelo menos, durante um ano. Procuramos apresentar, ainda, os jornalistas que, atuando nesses suplementos, acabaram por enveredar pela literatura, a exemplo de Mauro Mota, Ariano Suassuna e Rubem Braga.


Palavras-chave:  hisrória da imprensa, jornalismo literário, mudanças sociais
਍ഀ