XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.2204-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

A MEDIATIZAÇÃO SOCIAL EM PARTIDAS DE FUTEBOL

Marcel Neves Martins (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

No contexto da realização de jogos de futebol, vinculados a três competições e disputados no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), no ano de 2010, propomos o estudo da mediatização social em partidas de futebol pelas interações projetadas no social através de ações dos campos esportivo e da imprensa. Como caminho para a publicização da pesquisa, este artigo apresenta o estudo iniciado em 2009 no PPGCom da Unisinos. Após a realização de dez deslocamentos para o trabalho de campo e todo um caminho teórico percorrido, colocamos em relevo as idéias que direcionam os próximos passos da pesquisa a partir do dimensionamento do objeto. As cinco dimensões emergem de relatórios produzidos sobre cada observação participante.


Palavras-chave:  Imprensa, Mediatização, Mídia, Instituição, Futebol
਍ഀ