XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2121-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Ximena Herenu (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Tania Marcia Cesar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo possui como objetivo principal compreender de que forma a comunicação publicitária pode atuar na constituição das identidades femininas ao optar pela utilização de determinadas representações de corpo em detrimento de outras. Para isso, utilizou-se a teoria da Análise de Discurso de linha francesa e delimitou-se um corpus de análise composto por peças publicitárias presentes nas revistas Viva!Mais e Malu, que contivessem representações de corpo presentes em imagens ou texto. Assim, foi feita uma investigação em torno da identidade, da mídia e do discurso publicitário, bem como do cenário midiático das revistas semanais femininas voltadas para o público de classe C.


Palavras-chave:  publicidade, classe C, revistas femininas, representações de corpo, Análise de Discurso
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