XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT4.2037-1


PU: Publicom - Comunicação Audiovisual

CINEMA NACIONAL E WORLD CINEMA: GLOBALIZAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E EXCLUSÃO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL BRASILEIRA

Luiza Lusvarghi (Uninove)

Resumo

O ensaio foi parcialmente baseado em minha pesquisa de doutorado que resultou na tese “Cidade de Deus e Cidade dos Homens. pós-modernidade, exclusão social e novas tecnologias”, defendida em 2007 na ECA USP. Foi selecionado na categoria ensaio de cinema em 2008 pelo evento Prêmios Literários Cidade de Manaus, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Manauscult. O objetivo é fornecer subsídios para a discussão do impacto da globalização sobre a produção nacional para televisão e cinema a partir da década de 90 e suas intersecções com a indústria do audiovisual. Dentro deste escopo é abordado o modelo monopolista de produção, o ingresso das grandes corporações de mídia nacionais em alianças com produtoras locais e com as majors, e a inserção desta produção cinematográfica brasileira dentro da classificação world cinema como nova estratégia de mercado.


Palavras-chave:  world cinema, cinema brasileiro, indústria do audiovisual, gênero televisivo, ficção seriada
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