XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.2032-1


DT1: DT 1 - GP História do Jornalismo

UM NOBRE BUFÃO NO REINO DA GRANDE IMPRENSA: A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM BARÃO DE ITARARÉ NA PARÓDIA JORNALÍSTICA DO SEMANÁRIO A MANHA (1926-1935)

Rodrigo Maciel Jacobus (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A presente dissertação aborda a construção do personagem Barão de Itararé pelo jornalista Apparício Torelly (1895-1971) no seu semanário humorístico A Manha (1926-1959). A pesquisa compreende o período entre o surgimento da publicação no Rio de Janeiro em maio de 1926, até a prisão do jornalista pela repressão do governo Vargas no final de 1935, quando se encerra um ciclo do periódico. O Barão de Itararé popularizou-se como uma espécie de projeção de Torelly nas páginas d'A Manha. Por intermédio deste personagem, o jornalista desenvolveu uma contundente sátira às elites de então, em meio a uma categórica paródia à grande imprensa da época. Igualmente, inferiu-se que este personagem metaforicamente representava uma fantasia que Apparício, o homem, vestia nas páginas do seu jornal, transfigurando-se em uma espécie de bufão-mor da cena política brasileira.


Palavras-chave:  Paródia jornalística, Grande Imprensa, Bufão Apparício Torelly, Personagem Barão de Itararé, Jornal A Manha
਍ഀ