XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2017-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

ANIMÊ: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA

Quise Gonçalves Brito (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Neste artigo relata-se a emergência do animê (desenho animado) como produto midiático do audiovisual contemporâneo em meio às condições socioeconômicas e políticas em que se desenvolve a cultura pop japonesa no século XX e os processos de atualização da economia global que condicionam os fluxos do animê em escala mundial no século XXI. Metodologicamente, adota a perspectiva da comunicação como ciência da cultura, visando uma análise histórica do fenômeno e considerando categorias - instituições e formações culturais - que constituem a produção, circulação e consumo do animê como produto caracterizadamente híbrido de uma cultura mundializada.


Palavras-chave:  Comunicação, Audiovisual, Mundialização, Hibridismo, Animê
਍ഀ